quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Olúgbàje



O Preconceito Velado – Olúgbàje, Você Aceita a Comida do Dono da Terra?

“O Preconceito Velado”, abordaremos um pouco sobre uma das mais importantes cerimônias do Candomblé, o Olugbajé. Esse tema mostra-se bastante oportuno, sendo que esse ritual na grande maioria dos Terreiros de Candomblé ocorre no mês de agosto.

Bem, primeiro de tudo temos de entender um pouco sobre o significado da palavra que dá nome ao ritual. O Olúgbàje palavra em si explica o grande objetivo desta cerimônia: "Olu" (Senhor / Chefe) - "GBA" (Aceitar / Receber) - "Je" (Comer alimentos /), ou seja, "Aceitar / receber e comer a comida de o Senhor / Chefe ". Neste caso, o substantivo "Olu -". Alude a um dos nomes do grande terra Orisa, Obaluwaiye, também chamado Oluwaiye, que é o Deus honrou nesta cerimónia é uma festa cheia de mistérios e liturgia, em que o Obaluwaiye alimentos após abençoado, são distribuídos nas folhas. Aqui em Salvador, esta é uma festa muito esperada "pela população das comunidades do candomblé, e todo mundo quer desfrutar da comida deste Orisa querido e importante, pedindo, em especial, a protecção contra os males que afetam a saúde. Esta cultura é tão forte, que muitos vão para vários Orisa Olúgbàje Ow, só para comer a comida Obaluwaiye abençoado. entanto, provavelmente devido a uma falta de conhecimento sobre a cerimônia, há pessoas que, em vez de comer, são chamados de "folha" em o corpo, como se fosse um Ebó, depositando-o na cesta, sem tentar sequer uma das deliciosas comidas do Rei da Terra. Isso não pode ser feito, porque é uma recusa de Obaluwaiye. Assim, temos de aceitar a comida e comunhão em agradecimento, pedindo proteção do Orisa grande latifundiário e harmonia em nossas casas. A Olúgbàje são alimentos especiais, feitos com carinho, amor, dedicação e devoção. são especialmente abençoados por Orisa, por que não pode ser descartado. Este mês de agosto , não tenha medo, não perca a oportunidade de saborear a comida abençoada por Obaluwaiye, visite um terraço e desfrutar com a devoção à Olúgbàje alimentos.
Cultura popular

Balé Folclórico da Bahia chega ao Sesc Santos quinta

De A Tribuna On-line
Créditos: Vinicius Lima
Balé Folclórico da Bahia mostra dança afro

Herança Sagrada é o nome do espetáculo que o Balé Folclórico da Bahia apresenta nesta quinta-feira, às 21 horas. O palco será no Teatro do Sesc Santos. Inspirado em rituais do Candomblé, com reproduções também fiéis das mais importantes manifestações folclóricas baianas (da capoeira ao samba de roda), o espetáculo tem direção geral de Walson Vavá Botelho e direção artística de José Carlos Zebrinha Santos.

O trabalho baseia-se na pesquisa de movimentos afro-brasileiros, com sequências fiéis de alguns dos mais importantes rituais do Candomblé. Berimbau,Puxada de Rede, Capoeira, Samba de Roda e Afixirê são músicas que compõem a trilha sonora do espetáculo.

Um dia antes, nesta quarta-feira, dia 5, o grupo realiza gratuitamente na Sala 32, às 19 horas, a oficina Dança Afro, na qual os participantes terão contato com a técnica de dança afro contemporânea desenvolvida. O show do dia 6 custa de R$4,00 a R$16,00.

Ainda na quinta-feira, às 19h30, a música toma conta do Sesc e, na Toca, ocorre a apresentação dos alunos do curso ministrado entre os meses de setembro e novembro que teve como objetivo estimular a prática coletiva de música, destacando os conteúdos e habilidades envolvidas nesta atividade musical. Com o doutor em Música pela Unicamp e professor do grupo Jorge Lampa.