SEJAM TODOS BEM VINDOS AO MEU BLOG ! ESPERO QUE GOSTEM E SINTAM-SE A VONTADE PARA DEIXAR SEUS RECADOS, MOTUMBÁ. Eu, Babálórísá Odé Mirò, Sacerdote, conhecido como Pai Nino D'Odé, LUTO CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, DIREITOS HUMANOS, SAÚDE E CULTURA; SOU UMA PESSOA DE PELE BRANCA, MAS DE ALMA NEGRA, LOUVO A MEUS ANCESTRAIS, POIS É ATRAVÉS DELES QUE CONTENHO MEU AXÉ. SOU ISSO.....SOU ORIXÁ...SOU AMOR E FÉ! Que ÒRÚNMÌLÀ abençoe a todos !!!_
segunda-feira, 11 de julho de 2011
... CARGOS DENTRO DE UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ....
..... É MUITO DIFICIL FALAR SOBRE CARGOS EM CASA DE CANDOMBLÉ,POIS DIFEREM POR ASÉS E ATÉ POR CONCEPÇÕES ANTERIORMENTE ADQUIRIDAS E ENSINADAS PELOS NOSSOS AGBÁS...MAS COMO COSTUMO POSTAR TUDO QUE TENHO VONTADE EM MEU CORAÇÃO, RESOLVI ESCREVER O QUE EU APRENDI, DESEJANDO COM ISSO NÃO LEVANTAR POLÊMICAS E NEM FALÁCIAS, APENAS PASSAR O QUE A MIM FOI ENSINADO. O POSTO DE BABALORISÁ ou IYALORISÁ É O MAIS ELEVADO DENTRO DA RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA, A ELES TODOS DEVEM OBEDECER E PRESTAR CONTAS, E SUAS ORDENS NÃO PODEM SER QUESTIONADAS. SÃO OS RESPONSÁVEIS POR TUDO E TODOS DENTRO DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ,TEM A FUNÇÃO DE INICIAR E COMPLETAR AS OBRIGAÇÕES DOS ADOXÚS DO ASÉ. SÃO ELES QUE TEM O DIREITO DE ESCOLHER, DISTRIBUIR E CONFIRMAR OS CARGOS E POSTOS DENTRO DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ. OS ABIANS É AQUELE QUE PERMANECE NA CASA DO CANDOMBLÉ COMO UM RECRUTA ,ESPERANDO O MOMENTO DE INGRESSAR COMO SOLDADO [IYAWÔ-O INICIANTE]. OS IYAWÔS SÃO VISTOS COMO SOLDADOS DO ASÉ PORQUE TRABALHAM ELEVANDO O NOME DA CASA DO CANDOMBLÉ ,COMO DIZIAM OS ANTIGOS: O IYAWÔ É O ¨¨CARTÃO DE VISITA ¨¨DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ,E COMO DIZ NOS QUARTEIS : ¨¨UM BOM SOLDADO NÃO DORME NA GUARITA PARA DEFENDER O SEU QUARTEL¨¨PORISSO QUE OS IYAWOS SÃO OS SOLDADOS DO TERREIRO,: OBEDECENDO OS SEUS SUPERIORES DENTRO DA HIERARQUIA ESTABELECIDA, ESPERANDO, UM DIA, A SUA PROPRIA PROMOÇÃO!! IYALASÉ: NO GANTOIS, É A SEGUNDA PESSOA DEPOIS DO BABALORISÁ.ALGUMAS PESSOAS AFIRMAM QUEIYALASÉ É O SUFIXO DA PALAVRA IYALORISÁ, POR ISSO NÃO É COSTUME TERIYALASÉ EM TERREIROS QUE A DIREÇÃO SEJA EXERCIDA POR IYALORISÁ,RECONHECENDO ESSE CARGO NOS TERREIROS NO QUAL A DIREÇÃO É DEBABALORISÁ....IYALASÉ: MÃE DO AXÉ. É A PESSOA QUE ESCOLHE OS OLOIYES DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR. MEXE COM COISAS SECRETAS DO ASÉ, LIGADAS A INICIAÇÃO E OBRIGAÇÕES DOS ADOXÚS, NA VERDADE TODA YALORISÁ.É UMA IYALASÉ,MAS NEM TODAS YALA´SES É UMA IYALORISÁ. IYAEGBÉ OU BABAEGBÉ: EM ALGUNS TERREIROS OU ASÉS É A SEGUNDA PESSOA , VINDO LOGO ATRÁS DOBABALORISÁ´/IYALORISÁ .EXERCE A FUNÇÃO DE CONSELHEIRO MANTENDO A RESPONSABILIDADE PELA MANUNTENÇÃO DA ORDEM E TRADIÇÃO DO TERREIRO. IYAKEKERÊ´/BABAKEKERÊ:MÃE OU PAI PEQUENO DO TERREIRO .SEMPRE PRONTO A AUXILIAR NAS INICIAÇOES DOS ADOXÚS AO BABALORISÁ/IYALORISÁ. IJIBONÃN/OJUBONÃN: É A MÃE CRIADEIRA DO TERREIRO, ENSINA AS REZAS E CONDUTAS DOS NOVOS INICIADOS NO ASÉ, CUIDA DA ROUPA DE RAÇÃO E PERTENCES DO INICIADOS. IYAEFUN/BABAEFUN:RESPONSÁVEL PELAS PINTURAS DO IYAWO DURANTE A QUEIMA DE EFUN, OU PERFURÉ . EXITEM OTUN E OSSI DENTRO DESTE POSTO. IYABASSÉ;RESPONSÁVEL PELO ALIMENTO SAGRADOS DOS ORISÁ, E AS VEZES ATÉ PELA COMIDA DO DIA A DIA DO TERREIRO. IYALABAKÉ: AUXILIA AIYABASSÉ, RESPONSÁVEL PELA COMIDA DE TODOS QUE ESTÃO RECOLHIDOS. É A QUE PREPARA O ALIMENTO ENQUANTO OS IYAWO E OS OBRIGANTES ESTÃO RECOLHIDOS E ENTREGA A COMIDA PARA A JIBONÃN LEVAR AO RONCÓ[OU RUNDEME, EM CERTOS ASÉS] IYABA EWÊ/BABA EWÊ : RESPONSÁVEL PELA OBRIGAÇÃO DE ¨¨CANTAR FOLHAS¨¨[SASSANHE],GERALMENTE PESSOA DE OSUN, OYÁ OU OSSAIYN BABALOSAIYN:RESPONSÁVEL PELO PREPARO DE TUDO QUE ENVOLVA FOLHAS, COMO CATAR FOLHAS, LAVAR,PREPARAR OS POTES DE ABÔ,OS BANHOS.É NECESSÁRIO UM BOM CONHECIMENTOS DE FOLHAS E PLANTAS EM LITURGIA DOS ORISÁ E TERAPEUTICAS.CARGO PARA HOMEM DE OSSAIYN. IYARUBÁ: CARREGA A ESTEIRA DO IYAWÔ NOS EFUNS.POSTO PARA MULHRES DE OYÁ POR SER OYÁ A DONA DA ESTEIRA. IYASINJÉ: MULHER QUE BATE O EJÉ DOS SACRIFICIOS. IYAROBÁ:NOME NO QUAL SÃO CHAMADAS AS EKEDYS E AS AJOIYÊ[PESSOAS QUE NÃO ENTRAM EM TRANSE], PORÉM ESSE TERMO É DO ASÉ GANTOIS, POIS ENG, VELHO E OSOUTROS PREDOMINA O NOME EKEDY, TERMO JEJE QUE SE POPULARIZOU NOS TERREIROS NAGÔS. EM ANGOLA É MAKOTA. IYAMÔRO;POSTO DE GRANDE RESPONSABILIDADEPOR SER RESPONSÁVEL PELO IPADÊ JUNTO COM A AJIMUDA, AGBÁ E IGENA. SIDAGAN/IYADAGAN:AUXILIADORA DAIYAMÔRO NA CUIA DO IPADÊ. NESTE CARGO EXISTEM OTUM E OSSI. IYAMAYÊ;POSTO SIMILAR A IYALASÉ, USADO DENTRO DO ASÉ OSUMARÊ, MEXE COM AS COISAS SECRETAS DO ASÉ LIGADAS AS INICIAÇÕES E OBRIGAÇÕES DOS ADOXÚS. IYAGBENIOIYÊ; POSTO AUXILIAR DA IYAMAYÊ, PORÉM PARA UMA AJOIÊ. AJIMUDA; LIGADA AO IPADÊ E A CASA DO OMULÚ. TAMBÉM É TITULO FEMENINO USADO NOS CULTOS DE OYÁ E GELÉDÉ : ¨¨ AQUELA QUE CARREGA A ESPADA ¨¨ IYASIHÁ; QUE SEGURA O ESTANDARTE DE OXALÁ. KOLABÁ; RESPONSÁVEL PELO LABÁ, SIMBOLO DE XANGÔ. ALABAWY: PESSOA QUE CUIDA DA ARÉA JURÍDICA E CÍVIL DO TERREIRO. ELEMOSÓ;LIGADO A OSOGIYAN, DE PREFERÊNCIA UM OJOIYÊ. GYMÚ.POSTO QUE CUIDA DE TUDO RELACIONADO A OMULÚ. OGÓTÚN; POSTO LIGADO A OSUN. CUIDA DE TUDO LIGADO A ÓSUN. IYALODÊ;POSTO LIGADO A OSUN E IYEMONJÁ. IYA ODÉ: POSTO LIGADO AO ORISÁ ODÉ. IYÁ OGUN:POSTO LIGADO AO ORISÁ OGUN. LERÊ;POSTO PARA OGAN LIGADO AO QUARTO DE OSALUFON. ASSOGBÁ;OGAN LIGADO AO QUARTO DE OMULÚ, NÃNÃ, EXÚ E EGUN. OLUPONÃN;O PORTA VOZ DE EXÚ. É A PESSOA QUE CORTA PARA EXÚ, JOGA NOS PÉS DE EXÚ E ARRUMA EXÚ. POSTO PARA OGANS. BALODÉ;OGAN QUE CUIDA DAS FESTAS DE ODÉ. LEIYN. PESSOA DE OGUN OU ODÉ ZELA POR OGÚN. OLOGBIN: OGAN COM POSTO NO QUARTO DE OSALUFON QUE TOCA O IGBIN DEDICADO A OXALÁ NAS FESTAS DAS AGUAS DE OXALÁ. AFICODÉ; CHEFE DOS ARAMEFÁ[6 CORPOS]LIGADO AO QUARTO DE ODÉ. IPERIN: POSTO DO GANTOIS LIGADO A ODÉ. ALABÊ.RESPONSÁVEL PELOS TOQUES RITUALÍSTICOS, ALIMETAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ATABAQUES[ILÚS BATÁ] E TODOS OS INSTRUMENTOS MUSICAIS SAGRADOS. POSSUI TAMBÉM OTUN E OSSI. NOS DIAS DE FESTAS É OBRIGADO A LEVANTAR-SE DE MADRUGADA PARA QUE SE FAÇA A ALVORADA. TEBESSÉ; RESPONSÁVEL PELOS CÂNTICOS DO RITUAL SAGRADO E DAS DANÇAS RITUALÍSTICAS. TRABALHA EM CONJUNTO COM O ALABÊ. TAMBÉM POSSUI OTUN E OSSI. AXOGÚN;RESPONSÁVEL DIRETO DOS SACRIFICIOS DO INÍCIO AO FIM DAS OBRIGAÇÕES, SENDO SOBERANO NESTA FUNÇÃO. É QUEM SE COMUNICA COM 4 CAURIS[BUZIOS] COM O ORISÁ PARA QUEM SE DESTINA OS SACRIFÍCIOS DA OBRIGAÇÃO, TRASMITINDO A IYALASÉ AS RESPOSTAS , MANDAMENTOS E PRECEITOS DO ORISÁ.POR SER UM POSTO SOBERANO DEVE SER TRATADO DE PAI. TAMBÉM POSSUI OTUN E OSSI. OLÓGÚN;CARGO MASCULINO . DESPACHA OS EBÓS DAS OBRIGAÇOES, PREFERIVELMENTE FILHOS DE OGÚN, NA FALTA DESTES ATÉ ODÉ E OBALUAIWE.
UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: AINDA TEM OUTROS POSTOS E CARGOS E ATÉ OS MESMOS ACIMA EXPLICADOS COM OUTRO NOMES E ATÉ OUTRA UTILIDADE, VARIANDO DE ASÉ E ENSINAMENTOS ADQUIRIDOS ANTERIORMENTE.
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