segunda-feira, 11 de julho de 2011

... CARGOS DENTRO DE UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ....






..... É MUITO DIFICIL FALAR SOBRE CARGOS EM CASA DE CANDOMBLÉ,POIS DIFEREM POR ASÉS E ATÉ POR CONCEPÇÕES ANTERIORMENTE ADQUIRIDAS E ENSINADAS PELOS NOSSOS AGBÁS...MAS COMO COSTUMO POSTAR TUDO QUE TENHO VONTADE EM MEU CORAÇÃO, RESOLVI ESCREVER O QUE EU APRENDI, DESEJANDO COM ISSO NÃO LEVANTAR POLÊMICAS E NEM  FALÁCIAS, APENAS PASSAR O QUE A MIM FOI ENSINADO. O POSTO  DE  BABALORISÁ  ou  IYALORISÁ  É O MAIS ELEVADO DENTRO DA RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA, A ELES  TODOS DEVEM OBEDECER E PRESTAR CONTAS, E SUAS ORDENS NÃO PODEM SER QUESTIONADAS. SÃO OS RESPONSÁVEIS POR TUDO E TODOS DENTRO DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ,TEM A FUNÇÃO DE INICIAR E COMPLETAR AS OBRIGAÇÕES DOS ADOXÚS DO ASÉ. SÃO ELES QUE  TEM O DIREITO DE ESCOLHER, DISTRIBUIR E CONFIRMAR OS CARGOS E POSTOS DENTRO DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ. OS ABIANS É AQUELE QUE PERMANECE NA CASA DO CANDOMBLÉ COMO UM RECRUTA ,ESPERANDO O MOMENTO DE INGRESSAR COMO SOLDADO [IYAWÔ-O INICIANTE]. OS IYAWÔS SÃO VISTOS COMO SOLDADOS DO ASÉ PORQUE TRABALHAM ELEVANDO O NOME DA CASA DO CANDOMBLÉ ,COMO DIZIAM OS ANTIGOS: O IYAWÔ É O ¨¨CARTÃO DE VISITA ¨¨DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ,E COMO DIZ NOS QUARTEIS : ¨¨UM BOM SOLDADO NÃO DORME NA GUARITA PARA DEFENDER O SEU  QUARTEL¨¨PORISSO QUE OS IYAWOS SÃO OS SOLDADOS DO TERREIRO,: OBEDECENDO OS SEUS SUPERIORES DENTRO DA HIERARQUIA ESTABELECIDA, ESPERANDO, UM DIA, A SUA PROPRIA PROMOÇÃO!!                                                                                                                  IYALASÉ: NO GANTOIS, É A SEGUNDA PESSOA DEPOIS DO BABALORISÁ.ALGUMAS PESSOAS AFIRMAM QUEIYALASÉ É O SUFIXO DA PALAVRA IYALORISÁ, POR ISSO NÃO É COSTUME TERIYALASÉ EM TERREIROS QUE A DIREÇÃO SEJA EXERCIDA POR IYALORISÁ,RECONHECENDO ESSE CARGO NOS TERREIROS NO QUAL A DIREÇÃO É DEBABALORISÁ....IYALASÉ: MÃE DO AXÉ. É A PESSOA QUE ESCOLHE OS OLOIYES DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR. MEXE COM COISAS SECRETAS DO ASÉ, LIGADAS A INICIAÇÃO E OBRIGAÇÕES DOS ADOXÚS, NA VERDADE TODA YALORISÁ.É UMA  IYALASÉ,MAS NEM TODAS YALA´SES É UMA IYALORISÁ.                                  IYAEGBÉ OU BABAEGBÉ: EM ALGUNS TERREIROS OU ASÉS É A SEGUNDA PESSOA , VINDO LOGO ATRÁS DOBABALORISÁ´/IYALORISÁ .EXERCE A FUNÇÃO DE CONSELHEIRO MANTENDO A RESPONSABILIDADE PELA MANUNTENÇÃO DA ORDEM E TRADIÇÃO DO TERREIRO.                                                                                                                         IYAKEKERÊ´/BABAKEKERÊ:MÃE OU PAI PEQUENO DO TERREIRO .SEMPRE PRONTO A AUXILIAR NAS INICIAÇOES DOS ADOXÚS AO BABALORISÁ/IYALORISÁ.                                      IJIBONÃN/OJUBONÃN: É A MÃE CRIADEIRA DO TERREIRO, ENSINA AS REZAS E CONDUTAS DOS NOVOS INICIADOS NO ASÉ, CUIDA DA ROUPA DE RAÇÃO E PERTENCES DO INICIADOS.                                                                                                                                             IYAEFUN/BABAEFUN:RESPONSÁVEL PELAS PINTURAS DO IYAWO DURANTE A QUEIMA DE EFUN, OU PERFURÉ . EXITEM OTUN E OSSI DENTRO DESTE POSTO.                                 IYABASSÉ;RESPONSÁVEL PELO ALIMENTO SAGRADOS DOS ORISÁ, E AS VEZES ATÉ PELA COMIDA DO DIA A DIA DO TERREIRO.                                                                                   IYALABAKÉ: AUXILIA AIYABASSÉ, RESPONSÁVEL PELA COMIDA DE TODOS QUE ESTÃO RECOLHIDOS. É A QUE PREPARA O ALIMENTO ENQUANTO OS IYAWO E OS OBRIGANTES ESTÃO RECOLHIDOS E ENTREGA A COMIDA PARA A  JIBONÃN LEVAR AO RONCÓ[OU RUNDEME, EM CERTOS ASÉS]                                                                                           IYABA EWÊ/BABA EWÊ : RESPONSÁVEL PELA OBRIGAÇÃO DE ¨¨CANTAR FOLHAS¨¨[SASSANHE],GERALMENTE PESSOA DE OSUN, OYÁ OU OSSAIYN                                                     BABALOSAIYN:RESPONSÁVEL PELO PREPARO DE TUDO QUE ENVOLVA FOLHAS, COMO CATAR FOLHAS, LAVAR,PREPARAR OS POTES DE ABÔ,OS BANHOS.É NECESSÁRIO UM BOM CONHECIMENTOS DE FOLHAS E PLANTAS EM LITURGIA DOS ORISÁ E TERAPEUTICAS.CARGO PARA HOMEM DE OSSAIYN.                                                                             IYARUBÁ: CARREGA A ESTEIRA DO IYAWÔ NOS EFUNS.POSTO PARA MULHRES DE OYÁ POR SER OYÁ A DONA DA ESTEIRA.                                                                                              IYASINJÉ: MULHER QUE BATE O EJÉ DOS SACRIFICIOS.                                                                   IYAROBÁ:NOME NO QUAL SÃO CHAMADAS AS EKEDYS E AS AJOIYÊ[PESSOAS QUE NÃO ENTRAM EM TRANSE], PORÉM ESSE TERMO É DO ASÉ GANTOIS, POIS ENG, VELHO E OSOUTROS PREDOMINA O NOME EKEDY, TERMO JEJE QUE SE POPULARIZOU NOS TERREIROS NAGÔS. EM ANGOLA É MAKOTA.                                                                                        IYAMÔRO;POSTO DE GRANDE RESPONSABILIDADEPOR SER RESPONSÁVEL PELO IPADÊ JUNTO COM A AJIMUDA, AGBÁ E IGENA.                                                                                   SIDAGAN/IYADAGAN:AUXILIADORA DAIYAMÔRO NA CUIA DO IPADÊ. NESTE CARGO EXISTEM OTUM E OSSI.                                                                                                                                  IYAMAYÊ;POSTO SIMILAR A IYALASÉ, USADO DENTRO DO ASÉ OSUMARÊ, MEXE COM AS COISAS SECRETAS DO ASÉ LIGADAS AS INICIAÇÕES E OBRIGAÇÕES DOS ADOXÚS.                                                                                                                                                           IYAGBENIOIYÊ; POSTO AUXILIAR DA IYAMAYÊ, PORÉM PARA UMA AJOIÊ.                          AJIMUDA; LIGADA AO IPADÊ E A CASA DO OMULÚ. TAMBÉM É TITULO FEMENINO USADO NOS CULTOS DE OYÁ E GELÉDÉ : ¨¨ AQUELA QUE CARREGA A ESPADA ¨¨                      IYASIHÁ; QUE SEGURA O ESTANDARTE DE OXALÁ.                                                                          KOLABÁ; RESPONSÁVEL PELO LABÁ, SIMBOLO DE XANGÔ.                                                    ALABAWY: PESSOA QUE CUIDA DA ARÉA JURÍDICA E CÍVIL DO TERREIRO.                                 ELEMOSÓ;LIGADO A OSOGIYAN, DE PREFERÊNCIA UM OJOIYÊ.                                              GYMÚ.POSTO QUE CUIDA DE TUDO RELACIONADO A OMULÚ.                                                   OGÓTÚN; POSTO LIGADO A OSUN. CUIDA DE TUDO LIGADO A ÓSUN.                                IYALODÊ;POSTO LIGADO A OSUN E IYEMONJÁ.                                                                                 IYA ODÉ: POSTO LIGADO AO ORISÁ ODÉ.                                                                                       IYÁ OGUN:POSTO LIGADO AO ORISÁ OGUN.                                                                                     LERÊ;POSTO PARA OGAN LIGADO AO QUARTO DE OSALUFON.                                                  ASSOGBÁ;OGAN  LIGADO AO QUARTO DE OMULÚ, NÃNÃ, EXÚ E EGUN.                                   OLUPONÃN;O PORTA VOZ DE EXÚ. É A PESSOA QUE CORTA PARA EXÚ, JOGA NOS PÉS DE EXÚ E ARRUMA EXÚ. POSTO PARA OGANS.                                                                               BALODÉ;OGAN QUE CUIDA DAS FESTAS DE ODÉ.                                                                             LEIYN.  PESSOA DE OGUN OU ODÉ  ZELA POR OGÚN.                                                                     OLOGBIN: OGAN COM POSTO NO QUARTO DE OSALUFON QUE TOCA O IGBIN DEDICADO A OXALÁ NAS FESTAS DAS AGUAS DE OXALÁ.                                                                AFICODÉ;   CHEFE DOS ARAMEFÁ[6 CORPOS]LIGADO AO QUARTO DE ODÉ.                             IPERIN: POSTO DO GANTOIS LIGADO A ODÉ.                                                                                  ALABÊ.RESPONSÁVEL PELOS TOQUES RITUALÍSTICOS, ALIMETAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ATABAQUES[ILÚS BATÁ] E TODOS OS INSTRUMENTOS MUSICAIS SAGRADOS. POSSUI TAMBÉM OTUN E OSSI. NOS DIAS DE FESTAS É OBRIGADO A LEVANTAR-SE DE MADRUGADA PARA QUE SE FAÇA A ALVORADA.                                               TEBESSÉ; RESPONSÁVEL PELOS CÂNTICOS DO RITUAL SAGRADO E DAS DANÇAS RITUALÍSTICAS. TRABALHA EM CONJUNTO COM O ALABÊ. TAMBÉM POSSUI OTUN E OSSI.                                                                                                                                                                  AXOGÚN;RESPONSÁVEL DIRETO DOS SACRIFICIOS DO INÍCIO AO FIM DAS OBRIGAÇÕES, SENDO SOBERANO NESTA FUNÇÃO. É QUEM SE COMUNICA COM 4 CAURIS[BUZIOS] COM O ORISÁ PARA QUEM SE DESTINA OS SACRIFÍCIOS DA OBRIGAÇÃO, TRASMITINDO A IYALASÉ AS RESPOSTAS , MANDAMENTOS E PRECEITOS DO ORISÁ.POR SER UM POSTO SOBERANO DEVE SER TRATADO DE PAI. TAMBÉM POSSUI OTUN E OSSI.                                                                                                                                             OLÓGÚN;CARGO MASCULINO . DESPACHA OS EBÓS DAS OBRIGAÇOES, PREFERIVELMENTE FILHOS DE OGÚN, NA FALTA DESTES ATÉ ODÉ E OBALUAIWE. 


UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: AINDA TEM OUTROS POSTOS E CARGOS E ATÉ OS MESMOS ACIMA EXPLICADOS COM OUTRO NOMES E ATÉ OUTRA UTILIDADE, VARIANDO DE ASÉ E ENSINAMENTOS ADQUIRIDOS ANTERIORMENTE.







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