quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O CANDOMBLÉ É EVOLUCIONISTA(DARWINISTA)?


Motumbá!

Questão:
Prezados irmãs e irmãos de fé,
Gostaria de compartilhar uma dúvida que me surgiu ao ler respostas de internautas na sala de bate-papo de candomblé da web.
Gostaria de saber se o candomblé é evolucionista ou criacionista?
E vou tentar contextualizar a pergunta.
O criacionismo faz parte da seara dos movimentos fundamentalistas cristãos e crê que o universo não é um universo e sim um cosmos ordenado por uma potência fora dele (o Deus pessoal enunciado pelo Moisés no Gênesis).O Criacionismo diz que tudo no cosmos foi criado por esse Deus pessoal e que esse Deus pessoal fez tudo em seis dias e descansou no sétimo.
Já o evolucionismo darwiniano - sim! porque há vários evolucionismos como o de Haeckel - é uma teoria científica que entende o universo como um universo e não como um cosmos ordenado.Assim, esse universo surgiu do nada.E de um ponto específico infinitesimalmente pequeno que explodiu passou a existir em seguida espaço e tempo (teorias mais recentes como a cosmologia americana).
Sendo assim, antes desse ponto geométrico explodir não havia nem espaço nem tempo e muito menos um velho ancião em que se apoiar para criar seu cosmos ordenado.
O universo darwiniano é um universo sem Deus, porque o cientista inglês Charles Darwin embora tivesse sido educado para ser um sacerdote anglicano num determinado momento de sua trajetória pessoal, ele perde uma filha para uma doença e a partir dessa data ele renega a crença em Deus.Tornando-se ateu.
O planeta Terra darwiniano, ao contrário do que é narrado na Bíblia Sagrada, tem milhões de anos e passou por diversos períodos geológicos e antropológicos até chegar no mundo que conhecemos hoje.
Como fica o evolucionismo para um candomblecista?
O candomblé fala em aiyê e nove oruns.
Sendo aiyê o que é visível e os nove oruns o que são o invisível.
O candomblé fala num Olorum antropormofizado em contato com as religiões patriarcais monoteístas no território yorubá (o paradigma judaico-cristão e o Islã). E que esse Olorum criou o mundo.
Sendo assim, o candomblecista é evolucionista ou criacionista?
Bem. É essa a minha dúvida. O candomblé se choca com a Biologia acadêmica e com a Cosmologia e com a Física?
Muito asé!

Respostas a este tópico
Motumbá meu irmão!
Aqui quem escreve é um abiã, no Candomblé, mas um estudioso de anos em outros ciclos filoreligiosos.
Responder a esta pergunta é como se autoafirmar dono da verdade, pois é isso que teremos que ser para definir se o Candomblé se encaixa em uma ou outra definição.
Assim como as folosofias capitalistas e socialistas, podemos afirmar que nada é só capitalista e nada é só socialista.
Tudo se mescla, pois o conceito íntegro de tudo, ou seja, a verdade, é a composição dessas partes que tomamos com a própria verdade.
Isso me faz lembrar de um itan, em que Olodumaré deixou o "espelho da verdade" cair do Orun e vindo e se espatifar em vários pedacinhos no Ayê.
Homens de todos os pontos tiveram acesso a esses pedacinhos e achando que possuíam o todo, ou seja, a verdade.
Como nesse itan, nada é 100 % verdade e nada é 100% falso, pois as coisas são vistas por perspectivas (pedaços) e não  de uma forma holística.
Minha opinião: um pouco dos dois conceitos.
Espero não ter confundido muito.
Paz Profunda para todos.
Motumbá irmão  Márcio Moraes,
O seu comentário é muito pertinente, a despeito de você dizer-se abion.
Mesmo enquanto abion você se vale do Itan  ou seja do Ifá para responder a questão.
Tal qual faria um cristão ao utilizar um versículo bíblico.
Ou seja, isso revela que o candomblé tem um norte doutrinário e esse norte doutrinário ainda que não seja escrito - baseia-se na oralidade e na senioridade - não deixa de ser um norte doutrinário ou seja o Ifá.
Sendo assim, quem se diz um verdadeiro candomblecista tem de pautar sua vida pelo Ifá.
. . .
Quanto ao socialismo e capitalismo...
O capitalismo instalou a propriedade privada das lavouras, fábricas, bancos...
O socialismo supostamente coletivizou a propriedade desses meios de produção.
Mas na prática o que se viu foi que nas experiências socialistas do Planeta Terra até hoje não se eliminou o capital.Ou seja, a hierarquia do trabalho e acumulação.Sendo assim na Rússia bolchevique viu-se uma elite do Partido Comunista vivendo em luxos, enquanto a maioria dos trabalhadores eram obrigados a usar um sabonete por três meses.
Sendo assim, o socialismo de emancipação da humanidade não teve nada.
Mas aí é outro assunto.
Asé!
Mo juba a todos. Esta questão não seria o mesmo que perguntar se candomblé é fé ou razão? Ngunzo!
Ola,
muito boa a sua questão.
Bem, normalmente quando se cunha um conceito, é em oposição a outro já constituido.Veja que o darwin teve um "choque" com "deus" quando perdeu a filha.Vejo muito isto por ai, de pessoas que perdem familiares em acidentes e ficam questionando "deus, porque"? e não quando renegam a "fé de até então" e partem em busca de uma nova "verdade" que possa suprir e explicar a ausência do ente que se foi.
De fato o que sabemos hoje é que o universo se expande e que de um ponto qualquer tenha surgido.Algumas teorias dizem que o "espaço negro" o vácuo se expande a medida que as galãxias e a matéria suspensa no espaço "preto" ( oia o racismo ai gente..kkkk) também aumenta as fronteiras.Outras teorias dizem que o espaço do universo já está fixo e chegará a um momento que ele para de aumentar e volta ao ponto de origem, quando novamente "explode" em infinitas vezes consecutivamente.
Creio que em tempos antigos, "alguma coisa", que uns chamam de inconsciente coletivo, em culturas distantes, como egipcios, incas, maias, nordicos, africanos, arborigenes australianos, sulamericanos (podemos até considerar que havia uma aglutinação, a pangéia..) através dos mitos e suas divindades humanizadas "explicavam" a formação do cosmos.
Note que em quase todas a figura de um criador, e normalmente "preguiçoso"..kkk fez o cosmos, ou ele é o cosmos e subordinou a outros o controle destas relações fisicas, no caso do contexto africano, a orisás, voduns , inkices, etc...
eu preciso verificar melhor mas parece haver um erro ai em sua postagem, pois Olorum é tido como "pai do céu", ou o próprio céu, o cosmos, o todo e não só o mundo físico, a terra, o "Mundo" como descreveu.Seria oludumarè ou ododua o criador da terra e osalà o criador dos homens?
baum, sem friccionar*,fritar*, esmirilhar*  muito a mente, kkk eu diria que o darwin era humano, fruto da criação..ops, um evolucionista filho da criação...putz,....compliquei..kkk
vamos debater..está muito interessante e quero aprender também, afinal escrevendo a gente vai remexendo em nossos conceitos..
abraços!!!!
Tudo muito complicado!!!

A benção pra quem é de benção, kolofé pra quem é de kolofé, mucuiu pra quem é de mucuiu e motumbá pra quem é de motumbá.
Mano Charles,esta é uma questão boa.Eu costumo entender Candomblé usando como pauta e parâmetro, a observação da natureza,seu modo operante e leis.Afinal, se nossos Deuses são as forças dos elementos ,nada mais lógico do que os compreender desta forma.As ciências como química,física,biologia,geologia e etc,no miolo, consistem em analisar, assimilar,testar e coletar substâncias da fauna, flora e meio ambiente...ou seja " usa como pauta e parâmetro, a observação da natureza,seu modo operante e leis" como eu faço,só que de uma maneira acadêmica.
O que nos demonstram os fatos científicos?Havia o vazio, o nada, os espaço vazio, onde os elementos não se misturavam para gerar vida ou matéria inorgânica (as religiões denominam isto como o Caos).Houve uma grande explosão,liberando enorme quantidade de energia, criando o espaço-tempo.
Um dos grandes desafios físicos da atualidade é precisar onde explodiu,como explodiu,o que explodiu,porque explodiu e o que havia antes da explosão.Aí, neste enigma eu adicionaria "e de onde surgiu o que havia antes do Big Bang".Neste ponto entra a mão de Deus, criando o início do universo onde se encontra nosso planeta.
Se os nove oruns são invisíveis e intangíveis, eles militam no que havia antes do Big Bang, em uma dimensão imaterial e a partir da criação dos mundos por Odudua (Oxalá, é o grande Pai Branco criador da humanidade),conforme as instruções de Olodumaré ,na nossa dimensão fez-se a explosão, gerando universo .Exu deu a ele movimento, tornando-o não estático( até hoje se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras) pois estavam mais próximas, até mesmo, formando um único ponto.
Então,após o Big Bang não havia automaticamente vida humana ou animal.O que havia eram os elementos básicos de matéria inorgânica (material sem vida), a saber oxigênio,nitrogênio,carbono e hidrogênio;Aqui entra o segundo grande desafio da ciência moderna: descobrir como atrávés de combinações químicas a matéria inorgânica gerou  primeiro um intermediário entre seres vivos e inanimados, chamado aminoácidos, que por sua vez derem origem aos organismos unicelulares orgânicos (vivos) posteriormente evoluidos em espécies.
Devemos  nos perguntar agora:O que é um dia para os Deuses?O mosquito pode viver, de 40 a 60 dias:Para os mosquitos,nós somos eternos.No mundo espiritual Orun, de qualidade imemorial,ou seja tempo e erosão inexistentes,.o que é um dia?Então se houve um, dois ou seis dias para criação do mundo, óbvio,não estamos falando da mesma medida de tempo aplicada a nós, pobre mortais.Um dia para um Deus, pode durar um século, bilhões de anos enfim algo que não podemos mesurar.Não dá para nós, mortais, introjectamos definição precisa do que é eterno, com os cinco sentidos humanos limitados .Simplesmente,não temos cabedal de raciocínio para conceber,compreender ou medir isso.
A filosofia hindu tem uma definição muito boa, que adotei em relação a Deus: As Divindades  estão num patamar que a inteligência humana ( que é minúscula em capacidade e qualidades,se comparada aos criadores da vida e controladores dos elementos) jamais vai poder saber em sua totalidade.O que entendemos como Deus, é apenas uma das qualidades do Ser Supremo,sendo O mesmo maior e mais amplo que este conceito.
A idéia de mudanças e reorganização orgânica pela evolução se encontra em alguns itans,contando as transfornações para criação dos seres vivos e até do homem, onde haviam alterações feitas pelos Deuses no organismo dos seres vivos (evolução traz alterações físicas através de adaptações - diversos organismos vivos possuem são um aspecto central no estudo da biologia. Todas as características que adequam os seus possuidores a algo, geralmente, são ditas adaptativas e permitem que os seres vivos desenvolvam uma certa harmonia com o ambiente, ajustando-se, assim, para a sua sobrevivência em um determinado local- para sobreviver).
Exemplo: Quando da criação humana, os locais no organismo para os genitais masculinos e femininos não  estavam onde se encontram hoje.."Iya Mapo, a “Mãe da Vagina”, recorreu aos bons efeitos de Iyami Oxorongá – que constitui um dos aspectos mais aterradores da Grande Mãe -, para colocar o sexo “no devido lugar na mulher”. Várias partes do corpo tinham sido experimentadas como localização da vagina, mas todas se revelaram inconvenientes. Foi Exu que, mediante ebó “feito com duas bananas e um pote” acertou o lugar definitivo, “bem como o do pênis nos homens, do qual Exu é o dono”. -fonte :Portal Gelede
Outro Exemplo: Baba Ajalá Orixá velho,que moda a cabeça dos seres humanos,não mantém um padrão, uma receita básica para realizar esta obra.Utiliza-se de diferentes tipos de materiais para confeccionar modelos.Isso explica as variedades de raças,cores, particularidades e humores humanos.Explica também porque há os eewós de boca: são materiais similares ao que Babá Ajalá usou na confecção da cabeça da pessoa.Se forças iguais se repelem e os opostos se atraem ( lei da física) , comendo os alimentos vetados, o indivíduo estará envolvendo-se de uma energia que nada acrescenta, sem gerar movimento e reação,então sua vida fica parada, estática e perde axé.Afinal é a combinação de elementos diferentes em química que dão origem a novas substâncias, progresso e evolução.
Então, creio sim, que levou bilhões de anos para a vida crescer e florescer no nosso mundo, do jeito que a conhecemos hoje e continua em processo de mudança, evoluindo e adaptando-se as novas realidades e habitat.Tem uma frase que define Candomblé e as leis divinas dos Orixás , de Júlio Braga que acho que define e sinteiza a ideía central da crença , neste aspceto evolucionista:
" ....A tradição no Candomblé é tão dinâmica quanto a noção de mudança. É como se pudéssemos pensar que alguma coisa fosse capaz de mudar, permanecendo."
Concluíndo, não acho que a teoria da evolução contradiga o criacionismo, elas se complementam, desde que sem fanatismo ou ceticismo se observe as informações que uma e outra trazem em suas conclusões.Nas palavras de Albert Einstein: "Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos Dele, o resto são detalhes."
Forte Abraço
Ya Rachel de Igbale;  

Nenhum comentário:

Postar um comentário