domingo, 12 de fevereiro de 2012

Pai Vavá de Bessém

Olá pessoal Mojubá ..... boa tarde a todos,


Um pouco de meu Bisavô de santo !!!






Sr VALDEMAR MONTEIRO DE CARVALHO
VAVÁ NEGRINHA ou VAVÁ DO BONÉ ou VAVÁ BOM DO PÓ de Òsúmáré;

- iniciado em 1900, em Cachoeira de São Félix por Vodunô Celestino do Amor Divino que era filho de Enoque,KWAIAKU DANFOMIN da Nação Jeje Mahin;

- Pai VAVÁ iniciou várias personalidades do Candomblé, tais como: saudoso ÒYÁ TOLOJI, saudoso Pai JOÃO D'ÒSÚN, EDUARDO DE LOGUN-EDÉ do Cambuci, Ìyá JANE D'ÒSÚN, Pejigan BOJIDAN, entre outros...;

- era conhecido pelo seu "PÉ DE DANÇA", pela sua ARTE no ATIN (por isso apelidado - VAVÁ BOM DO PÓ), pela sua variedade de bonés (VAVÁ DO BONÉ), e sua ligeireza e temperamento forte (VAVÁ NEGRINHA)...
...era temível e respeitado!!!

- faleceu em 1991 na cidade de Atibaia;








Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Valdemar Monteiro de Carvalho Filho ou Vavá de Ossãe mais conhecido como Vavá Negrinha, ou Vavá do Pó - iniciado aos 3 anos de idade pelo Vodunô Celestino do Amor Divino que era filho de Enoque, (dizia ser de Jeje Savalu) em Cachoeira e São Félix na Bahia, teve terreiro em Salvador mas veio para o Rio de Janeiro e em seguida para São Paulo onde abriu sua casa que mais tarde vendeu para seu filho de santo João da Oxum, no bairro de Vila Margarida em São Vicente.
Em São Paulo iniciou milhares de filhos-de-santo e cuidou de pessoas famosas como Clara Nunes e Cazuza.
  •  a que se refere o título também chamado de Zorra era preparado com raízesfolhas, e muitos ingredientes próprios para feitiço, a receita só era conhecida pelos mais velhos, não ensinavam para ninguém, muitos babalorixás ficaram famosos por serem Bom no Pó ou Bom de Pó.
Também o Pó a que se refere o Título dizem na verdade fazer aluzão à qualidade do Vodum Kposun, Kpó ou Possun, patrono da casa onde foi feito.
Pai Vavá Negrinha de Ossãe era muito amigo de Pai Nézinho de MuritibaPai Manuel Rufino do Beiru e outros.
Eram muito temidos no círculo do Candomblé, quando chegavam numa festa de candomblé sem serem convidados, o dono da casa já ficava preocupado se sua casa seria queimada (com a zorra) ou não, eram tratados como reis, pois caso se ofendessem com alguma coisa queimavam a casa com o tal Pó.
Se o dono da casa não tivesse muito conhecimento, poderia ter brigas e até o fechamento da casa.
Muitas vezes faziam isso por pura maldade, brincadeira ou para testar o dono casa, para saber se estava preparado para se defender e manter sua casa aberta.
Assim como Seu Nézinho do Ogun, era conhecido como grande feiticeiro e cantor de Candomblé, foi responsável pela introdução de muitas das Cantigas Jeje no candomblé de São Paulo.
Toninho Grande, vindo de Cachoeira era seu braço direito e Axogum, sendo seu Otun o Ogan Carlinhos de Oxosse, posto dado na casa de Pai João D´Oxum no bairro da Vila Margarida em São Vicente.
Ogan Getúlio é hoje o Ogan mais velho ainda vivo, feito/confirmado no estado de São Paulo, filho de Santo de Pai Vavá Negrinha.


8 comentários:

  1. Muito boa Tarde
    Com todo o respeito, mas o Grande Babalorixá Vava Neguinho, não foi iniciado ao Orixá Ossãe? em vez de Bessem? Não teria sido ele iniciado pela Yalorixa Maria Constância Pires mais conhecida como Mãe Tansa de Nanã da Bahia que teve como axé o terreiro "Corcunda de Yaya" em Salvador-Bahia. No aguardo de respostas.
    Muito Axé

    Nei

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Baba
    Sou filho de pai Vava iniciado em 1976 na casa de João da Osum com o cargo de Asogum acompanhei meu pai por muitos anos mas como todos que o conheceram era uma pessoa misteriosa e pouco falava sobre sua origem sei que ele iniciou muita gente no interior de São Paulo e capital mas tive pouco contato por motivos profissionais hoje ainda tenho conhecimento com alguns irmãos eu sou Ogam Carlinho o Getulio reside em Jaú tem o Ogam Nei de Osala o Ogam Bané e conheci algum tempo Ogam Irijatam logo após a passagem do pai Vava ja acompanhava a Ya Nilzete da Casa de Oxumare em suas viagens a São Paulo continuei na casa onde estou até esta data estou realizando pesquisas para descobrir minha raiz pois muitos ja faleceram e outros mudaram de ase fico contente em saber que temos pessoas interessadas em saber nossa origem o que sei é o que voce postou
    Mojuba parabens pela sua dedicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abença ogam sou neto f pai Vavá sou filho d pai tology queria mto encontra tdos vc f nodso asr ovam Getúlio e outros como fazer vamos nos unir abença

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Kolofé Odé Miro.
    Sou Paulo de Dana Dana filho de Antônio de Kpossun, este iniciado por Pai Vavá. Meu pai sempre fala muito dos antigos Toloji, Ketuloni, Ekedi Mabé d'Ogum, João da Oxum entre outros.
    Segundo ele, pai Vavá foi iniciado por sua avó materna (Maria Gurinci) e tio Riquilí vindo posteriormente abrir roça em Santos/SP.
    Gostaria de manter contato com vocês.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.

    Quando eu era pequeno eu fui iniciado por Pai João de Oxum e Vava... naquela epica era pela Vila Margarita... eu estou tentando saber se o terreiro sinda existe e se existe a onde fica, ja que não encontro informações... lhe agradeceria muito por qualquer direcao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ! Ainda existe a casa, a minha finada mãe foi iniciada e raspada e katulada por finado Vava da negrinha em 1955,e o último babalorixá walter de Ogum já falecido também, que foi responsável pelo ilê localizado no mesmo lugar na Vila margarida , após seu falecimento não sei quem assumiu,mas a bandeira com certeza está de pé 🙏

      Excluir
  6. Alguém se lembra da equede de pai vava chama Margareth... um moça nova de olhos verdes

    ResponderExcluir