sexta-feira, 23 de março de 2012





Língua Iorubá
O iorubá ou ioruba ( Èdè Yorùbá , "idioma iorubá" ) é um idioma da família linguística nigero-congolesa , e é falado ao sul do Saara , na África , dentro de um contínuo cultural-lingüístico, por 22 milhões a 30 milhões de falantes. A língua iorubá vem sido falada pelo povo iorubás há muitos séculos. Ao lado de outros idiomas, é falado na parte oeste da África, principalmente na Nigéria , Benin , Togo e Serra Leoa.
No continente americano, o iorubá também é falado, sobretudo em ritos religiosos , como os ritos afro-brasileiros , onde é chamado de nagô, e os ritos afro-cubanos de Cuba (e em menor escala, em certas partes dos Estados Unidos entre pessoas de origem cubana), onde é conhecido também por lucumí )

Falado em:
 - Nigéria
 - Benim
 - Togo
 - Serra Leoa
Total de falantes:
mais de 25 milhões
Posição no Ranking das Linguas Faladas
49º
Família :
Nigero-congolesa
Atlântico-congolesa
Volta-congolesa
Benue-congolesa
Defóides
iorubóides
Edekiris
Iorubá / Ioruba
Classificações lingüísticas
O iorubá faz parte da sub-família lingüística benue-congo , pertencente à família nígero-congolesa . No tocante à fonética , o iorubá é um idioma tonal , isto é, a freqüência sonora na pronúncia das vogais serve de parâmetro para diferenciar dois fonemas .
A ordem básica dos constituintes é Sujeito-Verbo-Objeto (SVO).
Iorubá como segunda língua

O idioma oficial da Nigéria é o inglês no entanto muitas pessoas também falam outros idiomas, os principais deles sendo igbo ou ibo e hausa ou hauçá . O inglês funciona mais é como língua franca no país, e possui caracteríscas próprias bem distintas. Portanto, falantes de iorubá da Nigéria muitas vezes utilizam curtas expressões em inglês, intercaladamente, em suas conversações no idioma materno.
A maior parte das publicações e projetos online, como dicionários e gramáticas, visando auxiliar as pessoas interessadas no aprendizado do idioma iorubá, se encontram nas combinações lingüísticas iorubá-inglês e iorubá-francês (e vice-versa).
No entanto, existem vários projetos similares de português-iorubá , especialmente dicionários , sendo estes reconhecidos por instituições culturais nacionais renomadas, como a Fundação Cultural Palmares, etc. As referidas obras, por serem produzidas no Brasil , geralmente abordam este idioma africano dentro do contexto da experiência cultural-religiosa afro-brasileira .

Ortografia iorubá

As vogais são sete:  quando seguidas de N terão som nasal. A acentuação é utilizada da seguinte forma: o A é pronunciado com som aberto (agudo); o E é pronunciado com som aberto (agudo); o E é pronunciado com som fechado (grave); o O é pronunciado com som aberto (agudo); o O é pronunciado com som fechado (grave); o U é pronunciado com som aberto (agudo); o acento agudo é pronunciado em tom alto; o acento grave é pronunciado em tom baixo; a ausência de acentuação é pronunciada em tom médio; o til significa a repetição da vogal (ã = aa, õ = oo); o sublinhado sob uma vogal indica que seu som é aberto; o sublinhado sob a consoante S
Uma mesma palavra só depende do tom para ser distingüida:

Números


Nenhum comentário:

Postar um comentário