sexta-feira, 23 de março de 2012

C U L T O S

Alguns Cultos

O culto aos Ancestrais é importante p/ todos nós, é nossa historia e passado, cultuar e presentear ao Babás Eguns, Ancestrais de nossos orisas, na qual é a razão por estarmos dentro desta religião.
O Cultos ao antepassados de  familia, e falecidos q mantiveram ligação conosco tipo: pai, mãe, pai de 'santo' falecido, tambem temos q ter p/  que nossa vida de caminhos!
Quem cuida: homens, Ogans, Ojés
Orisa venerado dentro destes cultos: Oyá, Obaluayie, Nàná
No cultos a ancestrais, se oferecem : acassá, ossés, agua, bebida, temperos, comidas secas,mingaus, akarajé,ekuru,pipoca,flores,perfumes,velas, aberém.



O culto a Iyamins, é realizado para livrar de diversos males, tragedias, desgostos e perdas, pricipalmente pessoas de Osun , Odé, Ewá e Osalá, mas todos tem que dar satisfações a as els as Bruxas. É culto feminino, homen não cultua e sim pode presentear, não se faz acento delas, é espirito da natureza, é o Poder Feminino das Senhoras do Passáros da Noite, senhoras Eleyiés, senhora da íra, do ódio, dos rancôres, da menstruação feminina. Gostam do vermelho, amarelo  e preto, roxo e preto, do preto, vermelho e preto.
Comem: Ekuru, abará, akarájé, ovos, omolokun, eboyá, canjica, frissuras, miudos, dende, cachaça, carnes, galinhas, porca, gata, pombas, galinhs d'angola, cabras.
Tem seu culto em diversos lugares da Natureza mas gostam das arvores, pois ali as aves rapinas pousam, adoram a 'coruja'.



Cultos a Ifá e Orunmila - ligado a todas as forças da natureza, aos obis, orogbos, inkins, opele-Ifá, ao Opon-Ifá, culto masculino, na qual a mulher tambem se inicia tornando-se Iyanifa e Iyapetebi (esposa de Babalawo), aonde o respeito, a ética e a moral está acima de tudo.
Os grandes advinhos de Ifá, louvação ao Deus Ifá, a Oduduwa, Obatalá, ao Opô ronian, a própria história da cidade aonde o mundo incia para o povo Yorubá, Ile-Ifé! a grande fé d Orunmila e a natureza.
Cor o branco.
Comida: obis, orogbos, temperos, gin, acassá, akara, inhame do norte, galos, galinhas, galinhas d' angolas, cabras, pombos, etc...
Amar Orunmila e a Ifá , a Olodumarè (Deus) é tudo para nós, é transformação e a sua descoberta! é a sabedoria plena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário