segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Julgamento Divino e o Yorubá


Há um lugar definido, fora desta terra, para onde os falecidos vão.O nome utilizado para este lugar é Òrun que, num sentido geral, significa Céu, o lugar onde Olodumaré, os Orixás e os espíritos diversos habitam. Denomina-se de todos esses habitantes do Òrun é Ara Òrun, cuja principal diferença entre eles e os araàiyé (habitantes da terra) é a de que aqueles não necessitam do èmí, a respiração, para sobreviver.
"O Òrun é todo espaço abstrato paralelo ao aiyé". 
Outros alegam que o Òrun é muito longe,sendo por isso que o recém-morto tem que adquirir energia, consumido a comida e a bebida oferecidas durante as cerimônias fúnebres, antes da ida para a longa viagem.
Para uma conclusão lógica da localização do Òrun, devemos nos fixar no seguinte: se Olodumaré é a origem desta alma que continua a viver depois da morte, ela forçosamente irá regressar à sua origem.
 O Òrun é dividido em outros tantos espaços para acomodar todos os tipos de espíritos. São em número de nove, segundo as tradições, embora tenhamos conseguido relacionar apenas oito, com denominações diversas e condizentes com suas finalidades:
Òrun Rere - o bom lugar para aqueles que foram bons durante a vida,
Òrun Àlàáfíà - o local de paz e tranquilidade,
Òrun FunFun - òrun do branco e da pureza,
Òrun Babá Eni - o òrun do pai das pessoas,
Òrun Aféfé - o espaço da aragem, local de correção, onde os espíritos permanecem e tudo é corrigido, e lá ficarão até serem reencarnados
Òrun Ìsàlú ou Àsàlú - local onde são realizados os julgamentos,
Òrun Àpàádi - o òrun dos "cacos", do lixo celestial, das coisas quebradas,impossíveis de reparar e de serem restituídas à vida terrestre através da reencarnação
Òrun Burúkú - o mau espaço, quente como pimenta e destinado às pessoas más.
Alguns dos òrun relacionados se equivalem pela finalidade que possuem, os mortos são encaminhados a um desses espaços após o fator decisivo do julgamento divino, pois, na realidade, o julgamento ocorre durante todo o tempo de vida da pessoa na terra.
As divindades contrárias ao mal acompanham as pessoas em sua vida diária e dão a sua punição.O juízo final fica a cargo de Olodumaré, decidindo quais são os bons e quais são os maus, e os encaminham para os respectivos òrun.
O julgamento é baseado nos atos praticados na terra e devidamente registrados no orí inú, que retorna para Olódùmarè.
A maneira como é feito julgamento pode ser entendida através do seguinte provérbio:
“Todas as coisas que fazemos na terra damos conta, de joelhos no céu"
Somente quando se é absolvido por Olodumaré é que se tem a oportunidade dereunir-se com seus ancestrais, podendo-se reencarnar e renascer dentro da mesma família.
Se alguém porém é condenado vai para o Òrun Àpáàdi, onde irá sofrer com maus.
Quando finalmente for libertado, não terá oportunidade de viver uma vida normal e será condenado a errar, por lugares solitários, comendo alimentos intragáveis.
Isto é lembrado em trechos de palavras de despedida a uma pessoa que morre:
 "Não coma centopéias
  Não coma vermes
  Coma as coisas boas que ele comem no céu
  Coma com ele"

Nenhum comentário:

Postar um comentário