terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Lenda de Logunédé e Oyá Logun - erê.

EM HOMENAGEM A MINHA ESPOSA, TATIANE TI LOGUNERÉ.

[yansan.jpg]    [26_MVG_logun_ede.jpg]


Filho de Oxum Ypondá e Oxossi Ybualamo, uma vez que Oxum era esposada com Xango teve como amante Oxossi, depois de muito te-lo desejado por admirar sua beleza e audacia.
E num dos encontros de Oxum com Oxossi, Oxum ficou gravida de Logum Ede sabendo que seu esposo Xango era super rígido, Oxum se desesperou com esse fato e escondeu a barriga de Xango por 6 meses. Quando se retirou do reino de Xango dando uma desculpa que iria apresentar-se no culto que ela fazia parte no fundo da mata escura, Xango por temer a esses cultos não a impediu e nem a seguiu; assim Oxum foi viver nas matas ate o termino de sua gestação e teve Logum Edé.

E quando Logum Edé nasceu ao quinto dia, Oxum abandonou Logum Edé sobre 5 folhas de Oxibatá na beira do rio que corria na profundeza da mata, e por ali passava uma qualidade de Oya chamada Oya Logun-Erê, que ao escutar o choro daquela criança pegou-a e levou junto dela para sua cabana que ficava a pouca distancia dali 
e com isso essa Oya o criou e o ensinou a caçar, pois ela é uma caçadora (Oya que veste azul claro e rosa e vem para sala com adaga, ofá, eruexim, e laços e peles de couro).
Ao saber que Exu perseguia Logum Edé; Oya se dirigiu até Exu e perguntou qual era o fundamento, quando Exu disse que sabia que ele era filho de Oxum; a mulher que o traiu lhe prometendo ensinar os 16 padês em troca dele ensinar a decima sexta caida do jogo de ifá. Oya sabendo que era pura vingança de coisas passadas escondeu Logum Edé de tudo e de todos, quando foi buscar sabedoria com o grande feiticeiro das matas Ossayn, foi quando Ossayn mandou Oya caçar um tatú bola e quando ele virasse uma bola raspasse dele as escamas ate transformar-se em um pó e mandasse Logum Edé passar no rosto até que ele se encantasse da forma mais bela de uma mulher, que com isso Exu não o reconheceria dentre a multidão. Oya assim o fez. E deu a Logum Edé a ideia de colocar o ouvido sobre o chão e ao sentir o chão esquentar saberia que Exu estava por perto e assim ele imediatamente se encantava.

Uma vez que Logum Edé ja era rapaz observava uma linda mulher que se admirava em um espelho junto ao rio, era Oxum, e ao perceber balançou o espelho e com um reflexo do espelho Logum Edé ficou perturbado e caiu do alto da pedra diretamente no fundo do rio se transformando em um cavalo marinho. Oxum sabia que era seu filho a quem observava o tempo que podia a sua criação de longe. Apavorada pelo feito pediu a Olodumare que desfizesse se a encantaria quando ele assim o fez dando o castigo a Logum Edé de criar e ser o guardião de tudo que há no fundo dos rios e dos mares e principalmente criar uma cobra de cristal ( cobra essa de Ewa que é simplesmente a vida ) e a Oxum de desfazer o trato feito ( dívida ) com Exu que viera a perseguir Logum Edé por sua causa, assim Oxum entregou o seu Abebé nas mãos de Logum Edé que ja possuía um Ofá entregue por Oya Logun-Erê. E disse que toda vez que Exu se aproximasse ele corresse para o fundo de um lago fosse até o fundo tocando o chão com a propria mão se tremesse todo com o corpo e fosse para a superficie, e assim Logum Edé se transformaria na mais bela menina da aldeia, só que Logum Edé conseguia tremer todo o corpo menos os pés deixando os pés com caracteriscas de homem.

Oxum entregou a ele uma roupa de Yabá e disse que vestisse e entraria em Oyó (cidade) que Xango não o reconheceria como homem, sendo que no dia que Logum Edé a visitara; Xango promoveu uma festa convidando Ifá e todas as Yabas e seus ministros para essa festa ( Xango não permitia homem nenhum que não fosse de seu ministério entrar em sua cidade de Oyo , exceto Ifá ) quando Logum Edé entrou no seu reino vestido de Yabá todos e todas ficaram encantados com sua beleza e Ifá com sua videncia percebeu que era uma menina muito bonita mas os pés eram de homem e levantou do seu trono e se dirigiu a ele e levantou seu chorão e sua baiana e apontou rindo que era um menino, Logum Edé muito assustado saiu correndo ganhando as matas quando vinha saindo das matas Oxossi que estivera fora muito tempo quando deparou-se com aquela linda menina a correr, correu muito atrás dela e a agarrou tomando em seus braços quando Oya Logun-Erê apareceu e o tirou das mãos de Oxossi dizendo que erá seu filho. Assim Oxossi nunca mais esqueceu seu filho.
* Esse é um conto que veio da cidade da Africa chamada Láuabá (Ijexá)
Não se faz Logum Edé sem tatú bola e não se arruma ou assenta Logum Edé para ninguem sem essa Oya Logun-Erê.

Povo de Logum Edé nao devem se envolver muito com trabalhos de Exus, tem que ter Exu assentado e cuidar deste Exu atraves de Ebó e oferendas doces.
Logum Edé é o Deus da ilusão e da beleza principalmente dos animais exoticos existente no fundo dos rios e lagos. Odeia a morte e tudo que é ligado á ela.

15 comentários:

  1. Fui feita de Logun Are,essa qualidade existe.que é Oya com Logun Edé.

    ResponderExcluir
  2. Lindo ' Também sou de Logun-Erê , sou iniciado no santo a polco tempo , é queria esta sabendo quem e a Mãe de Logun-Erê ...
    alguém poderia tirar essa dúvida para mim ?

    ResponderExcluir
  3. Olá meus queridos amigos, estive ausente por um tempo do meu Blog, mas já estou de volta .... me ADD no msn para trocarmos idéias e contextos sobre nossa religião ..... thiagosantos.adm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia irmao cou filho de logum ese gostaria de sabe coubre esa oya ela fica no tempo ou no quarto do santo descupi a curiozidade mas minha oía fica no qurto do santo eu coi inisiado a 14 anos

    ResponderExcluir
  5. Conheço humildemente Espiritismo Allan Kardec, mitologia grega e
    Africana. Não conhecia a estória de Logum em semelhante versão e riquezas de detalhes.
    Agradeço a sua atenção. Saudações e prosperidade no amor em Cristo entre os pequeninos de Jesus

    ResponderExcluir
  6. Conheço humildemente Espiritismo Allan Kardec, mitologia grega e
    Africana. Não conhecia a estória de Logum em semelhante versão e riquezas de detalhes.
    Agradeço a sua atenção. Saudações e prosperidade no amor em Cristo entre os pequeninos de Jesus

    ResponderExcluir