terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mídia televisiva influencia no preconceito religioso




A religião e a TV nesses últimos tempos andam lado a lado. Algumas emissoras de TV vendem horários para igrejas e já outras emissoras dependem delas. Exemplo é a Rede Record que depende da IURD para se sustentar. Eu nunca vi um padre, um médium ou um umbandista participar de alguma atração da Record, como também nunca vi um pastor participar de uma atração da Globo. Por isso nenhuma das duas emissoras pode acusar uma a outra de preconceito religioso, porque ai o sujo vai falar do mal lavado. As duas emissoras deviam pegar como exemplo o SBT que sempre trás pastores, médiuns, padres e umbandistas nas suas atrações. Exemplo de programa no SBT que sempre vem trazendo esses religiosos é o “Programa do Ratinho”, acho muito bonito da parte da emissora dar oportunidades a cada religião para dar suas opiniões, isso se chama liberdade de expressão religiosa.


(Preconceito: Bispo Sérgio Von Helder chuta santa padroeira do Brasil)
Em 1995, 12 de outubro, madrugada, dia consagrado à padroeira do Brasil, o pastor da IURD chuta imagem da santa para provar que ela não era Deus. Isso aconteceu durante transmissão ao vivo do programa “O Despertar da Fé”, um dos sermões diários da TV Record em São Paulo. Isso é um desrespeito com a fé do próximo.


(21/abril/2010 – Jornal O GLOBO compara o Dia “D” com tragédias das chuvas)
Jornal carioca chegou a comparar problemas no trânsito provocados por evento religioso com o caos vivido pelo Rio de Janeiro no início deste mês. Nada a ver né Globo? Isso também é uma falta de respeito com a fé das pessoas.
Isso mostra que as emissoras ficam atirando pedra uma nas outras sem precisão. Será inveja da Record pela liderança intocável da Globo? Será medo da Globo porque pela primeira vez uma concorrente toma coragem e quer tomar sua liderança?

Mídia televisiva influencia ao preconceito religioso


Muitas pessoas acham que TV influencia no convertimento para alguma religião, mas se isso acontece é porque a escolha foi da pessoa. Cada um escolhe a religião que quer seguir sem precisar de uma novela com tema religioso ou de um parente de tal religião. Infelizmente a maior parte da nossa mídia influencia é sim no preconceito com a religião do próximo, essa parte da mídia deveria parar para pensar um pouco e ver que isso causa violência nas ruas e até dentro de casa, pois acho que um líder religioso em sã consciência sabe disso e não quer o mal para seus fiéis não é? Países da África vivem em guerra por isso, não queremos um Brasil assim, alias não queremos um mundo assim.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pelos 58 estados membros conjunto das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, definia a liberdade de religião e de opinião no seu artigo 18:
“Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observâcia, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.”

fonte: http://ocanal.wordpress.com/2010/04/26/religiao-e-tv-midia-televisiva-influencia-no-preconceito-religioso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário