terça-feira, 25 de setembro de 2012

Reforma íntima




Olá meus queridos leitores, amigos, filhos, simpatizantes, familiares .....

Quero explicitar hoje a minha indignação com algumas atitudes de certas pessoas que se dizem do asé ....

Será que é tão difícil entender que a espiritualidade não esta aqui para nos dar um carro zero ou uma casa de luxo, ou dinheiro para sabotarmos e sermos egoístas a ponto de esquecermos realmente quem somos ???

Eu canso de expor aos meus que precisamos antes de tudo aprender a lidar com os sentimentos, a nos reformamos intimamente para sermos melhores, para depois querer exigir do orisá !

Quem somos nós para indagarmos a espiritualidade ou exigirmos sem se doar ?

sem ao menos mostrar ao nosso orisá que somos valiosos que merecemos tal coisa ....

como vamos amar orisá se nem os nossos pais respeitamos ?

como vamos ser bons pais se hoje não estamos sendo bons filhos .....

Fica a reflexão.

MAIS UMA VEZ VENHO DIZER QUE EU SOU BABALORISÁ, SOU UM SACERDOTE E ME COMPROMETI A LIDAR COM A REFORMA ÍNTIMA DAS PESSOAS E HONRAR OS MANDAMENTOS E A JORNADA CANDOMBLECISTA DE ACORDO A ÉTICA E OS BONS COSTUMES, SOU CONTRA A INTOLERÂNCIA, SOU CONTRA RACISMO, E SOU CONTRA TAMBÉM  A CERTO FEITIÇOS ALHEIOS SEM PÉ E SEM CABEÇA.

VAMOS NOS MELHORAR E ESTUDAR MAIS, CONHECER O QUE A NOSSA RELIGIÃO TEM DE MELHOR, O EXEMPLO COMEÇA DENTRO  DE NÓS !!!!

*

1) O que é a Reforma Íntima? A Reforma Íntima é um processo contínuo de autoconhecimento, de conhecimento de nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência DO SER,em todos os sentidos da nossa existência. É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos,dentro e fora de si.

2) Por que a Reforma Íntima? Porque é o meio de nos libertarmos das imperfeições e de fazermos objetivamente o trabalho de burilamento dentro de nós MESMOS, conduzindo-nos compativelmente com as aspirações que nos levam ao aprimoramento do nosso espirito.

3) Para que a Reforma Íntima? Para transformar o homem e a partir dele, toda a humanidade, ainda tão distante das vivências. Urge enfileirarmo-nos ao lado dos batalhadores das últimas horas, pelos nossos testemunhos, respondendo aos apelos do Plano Espiritual e Entregando-nos na preparação cíclica do Terceiro milênio.

4) Onde fazer a Reforma Íntima? Primeiramente dentro de nós mesmos, cujas transformações se refletirão depois em todos os campos de nossa existência, no nosso relacionamento com familiares, colegas de trabalho, amigos e inimigos e ainda, nos meios em que colaborarmos desinteressadamente com serviços ao próximo.

5) Quando fazer a Reforma Íntima? O momento é agora e já; não há mais o que esperar. O tempo passa e todos os minutos são preciosos para a conquistas que precisamos fazer no nosso íntimo.

6) Como fazer a Reforma Íntima? Ao decidirmos iniciar o trabalho de melhorar a nós mesmos, com base nas orientações dos dirigentes, num regime disciplinar, (casa de santo não é bagunça) apoiados pelo própio grupo e pela cobertura do Plano Espiritual, conseguimos vencer as naturais dificuldades de tão nobre empreendimento, e transpormos as nossas barreiras. Daí em diante o trabalho continua de modo progressivo, porém com mais entusiasmo e maior disposição. Mas,também, até sozinhos podemos fazer nossa Reforma Íntima, desde que nos empenhemos com afinco e denodo, vivendo coerentemente com os ensinamentos dispostos.



Parece simples, mas não é:
Quantas vezes não comentamos sobre alguém, atacando aquela pessoa com suas más características, más tendências ou condutas; quantas vezes não agredimos diretamente o próximo, geralmente um familiar ou companheiro?
Quantas vezes recebemos críticas que poderiam ser usadas para o nosso melhoramento e levamos para o lado pessoal ficando ainda magoado com aquela pessoa.
Quantas vezes criamos suposições a respeito das pessoas e quando verificamos é algo totalmente diferente.
Quantas vezes deixamos a preguiça adiar projetos, ou entramos em atividades sem a dedicação merecida resultando fracassos profissionais e pessoais!
Independente de crença somos convidados para nossa evolução diariamente em nossas relações na família e no trabalho. Exerçamos nossas vivências diárias para benefício próprio, não atacando ninguém de forma verbal, não tomando nada como pessoal, sem fazer suposições, fazendo sempre o melhor que pudermos sem ultrapassar nossos limites.
“Ante as dificuldades do cotidiano, exerçamos a paciência, não apenas em auxílio aos outros, mas igualmente a favor de nós mesmos.”



Apontamentos:
  • Reforma Íntima – Ato de busca da elevação moral do indivíduo promovido pelo próprio ser.
  • Orgulho – Defeito muito grave de difícil auto-detecção. Geralmente ocorre quando somos intolerantes e não aceitamos nenhuma crítica ou quando revidamos uma agressão para não ouvir comentário do tipo “o que os outros irão pensar se eu não revidar”, por exemplo.
  • Egoísmo – O Maior dos defeitos. Deriva-se dele a maioria dos outros defeitos da humanidade. Dificulta muito a nossa posição mental de estarmos “no lugar do próximo” para diante de nossas ações verificar se agimos corretamente, dentre outras.
  • Religiões – A maior virtude de uma Religião seria promover o melhoramento individual de cada seguidor, fazendo cada um levantar a sua espada contra seus próprios defeitos.
Reforma íntima
R iqueza de atitudes boas
E studo sobre si e o próprio caráter
F erramentas de luz e amor em cada gesto
O ração e vigilância constantes
R esistência ás tentações
M entalização do belo e do que é bom e positivo
A mor a si mesmo
I ntimidade em resguardo das sombras
N ecessária compreensão do que significa o próximo
T rabalho de renovação de valores
I nteriorização do bem em substituição ao mal
M ovimento seguro na direção da luz
A mor, agora, ao próximo


Nenhum comentário:

Postar um comentário