quinta-feira, 31 de maio de 2012

Aprenda !!!


LENDA DE ORUNGÃ

  Orugã foi o primeiro babalawô, e sua mulher chamava-se Orixabi. Carregava os búzios na barriga para Orugã jogar. Diziam que Orugã tinha em casa um pé de noz de cola (obi).
 Bará pediu a Ifá para jogar. Ifá mandou que Bará trouxesse 10 nozes de cola para jogo. Bará, então, foi  à casa de Orugã pedir os frutos, pois sabia que só ele tinha um pé de noz de cola em casa. Bará pediu os
fruto a Orugã e este disse que só lhe daria os frutos se ele aprendesse a jogar e depois lhe ensinasse. Bará concordou e prometeu que logo que soubesse jogar voltaria para ensinar a Orugã.
 Bará então, foi apanhar os frutos. Os macacos que estavam no pé de obi iam tirando os frutos, descascando, partindo e jogando para Bará. Entretanto Orixabí, mulher de Orugã que a tudo assistia, ia apanhando os frutos que os macacos jogavam e colocando em sua barriga.                                                   
 Os Babalawôs na África (Nigéria), por este motivo, quando vão jogar, levam sua mulher para carregar o jogo, as quais são chamadas de Ya petebi. Se por um acaso o  Babalawô não for casado ou viúvo, ele leva sua mãe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário