sexta-feira, 18 de março de 2011

....FALANDO SOBRE O IPÀDÊ........



  O IPADÉ (TAMBÉM CHAMADO POPULARMENTE, EMBORA ERRADAMENTE, DE PADÊ) DE EXÚ É UM RITUAL EXECUTADO ANTES DE QUALQUER CERIMÓNIA INTERNA OU PÚBLICA DO CANDOMBLÉ, EXÚ É SEMPRE O PRIMEIRO A SER HOMENAGEADO. DE MANHÃ, CONSUMA-SE O SACRIFÍCIO; OS PREPARATIVOS CULINÁRIOS E A OFERENDA ÀS DIVINDADES OCUPAM O RESTANTE DO DIA; A CERIMÓNIA PÚBLICA PROPRIAMENTE DITA COMEÇA AO FIM DA TARDE, QUANDO O SOL SE PÕE E PROLONGA-SE POR MUITO TEMPO, NOITE ADENTRO. QUALQUER CERIMÓNIA TEM INÍCIO, OBRIGATORIAMENTE, COM O PADÊ DE EXÚ. COSTUMA-SE DIZER QUE ESSA CERIMÓNIA É PARA DESPACHAR EXÚ, MAS ISSO NÃO É CORRECTO, POIS COM ESTA CERIMÓNIA APENAS COLOCAMOS EXÚ COMO GUARDIÃO E MENSAGEIRO, PARA AVISAR OS ORIXÁS DE QUE ESTAREMOS PRECISANDO DAS SUAS PRESENÇAS NO AIYÉ (TERRA). EXÚ É, NA VERDADE, O MERCÚRIO AFRICANO, O INTERMEDIÁRIO NECESSÁRIO ENTRE O HOMEM E O SOBRENATURAL, O INTÉRPRETE QUE CONHECE AO MESMO TEMPO A LÍNGUA DOS MORTAIS E A DOS ORIXÁS. É POIS ELE O ENCARREGADO – E O IPADÉ NÃO TEM OUTRA FINALIDADE – DE LEVAR AOS ORIXÁS O CHAMAMENTO DOS SEUS FILHOS. O IPADÉ É CELEBRADO POR DUAS DAS FILHAS-DE-SANTO MAIS ANTIGAS DA CASA, A DAGÃ E A SIDAGÃ, AO SOM DE CÂNTICOS EM LÍNGUA IORUBÁ, CANTADOS SOB A DIRECÇÃO DA IYÀ TÊBÊXÊ E SOB O CONTROLE DO BABALORIXÁ OU YALORIXÁ, DIANTE DE UMA QUARTINHA COM ÁGUA E UM PRATO DE BARRO CONTENDO O ALIMENTO DE EXÚ, E UM OUTRO RECIPIENTE COM O ALIMENTO FAVORITO DOS ANCESTRAIS. EMBORA O IPADÉ SE DIRIJA ANTES DE TUDO A EXÚ, COMPORTA TAMBÉM OBRIGATORIAMENTE UMA CANTIGA AOS MORTOS (ESSÁ) OU PARA OS ANTEPASSADOS DO CANDOMBLÉ, ALGUNS DE ENTRE ELES SÃO MESMO DESIGNADOS PELOS SEUS TÍTULOS SACERDOTAIS. A QUARTINHA, O RECIPIENTE E O PRATO SERÃO LEVADOS PARA FORA DO BARRACÃO ONDE SE DESENROLARÃO AS RESTANTES CERIMÓNIAS. A FESTA PROPRIAMENTE DITA PODE ENTÃO COMEÇAR. OBS.: NÃO CONFUNDIR PADÊ (QUE SIGNIFICA A COMIDA DE EXÚ) COM IPADÉ (QUE SIGNIFICA ENCONTRO) QUE É A CERIMÓNIA PROPRIAMENTE DITA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário