quinta-feira, 14 de julho de 2011

GANTOIS




TERREIRO DO GANTOIS:
CIDADE DAS MULHERES

Fundado por Maria Júlia da Conceição Nazaré, em 1849, o Terreiro do Gantois preserva a tradição com renovada energia feminina e muito axé
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reportagem de RONALDO JACOBINA
(publicada em 14.3.2010 pela Muito, revista dominical do jornal A Tarde)
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Domingo, 28 de fevereiro, dez da manhã. Mulheres e crianças, divididas em pequenos grupos, se dedicam à tarefa de separar grãos de feijão-fradinho da casca. O trabalho, que parece simples, exige silêncio e concentração. Na cozinha, homens socam o feijão no pilão, enquanto as mulheres preparam temperos, manuseiam alimentos e mexem as panelas que estão sobre o enorme fogão a carvão.
Numa grande mesa, um lauto café da manhã aguarda as pessoas que, desde a madrugada, trabalham na preparação da festa que acontecerá à noitinha. Uma simpática senhora de semblante sereno descasca a porção de grãos que lhe coube. De vez em quando, retira o olhar da tigela e o lança, serenamente, para as pessoas que cumprem aquele ritual.
Vez por outra, alguém se aproxima da mesa branca de tampo de vidro, onde ela está sentada, numa cadeira também branca, para pedir-lhe a bênção. “Motumbá, minha mãe”, cumprimentam. “Motumbá-axé, meu filho”, responde a senhora de olhos esverdeados que, fora da casa, atende pelo nome de Carmem Oliveira da Silva. Ali, ela é Mãe Carmem, a ialorixá do terreiro

MÃE CARMEM - Foto de XANDO PEREIRA | Agência A Tarde - 7.8.2007

De repente, surge no salão uma outra senhora que vem cumprimentar a mãe de santo. “Vim desejar feliz ano novo”, diz, enquanto curva-se para beijar a mão da ialorixá. A visitante, de prenome Joana, é vizinha do terreiro e defensora do Gantois. “Não sou de santo, mas ter uma vizinhança como essa torna a nossa comunidade protegida em todos os sentidos”, explica. Mãe Carmem sorri e diz: “Vivemos em harmonia com a comunidade. Isso é muito importante”.
É dia de festa no Ilê Iyá Omin Axé Iyamassê, um dos terreiros mais antigos da Bahia (originário, assim como o Terreiro da Casa Branca e outros tantos, do lendário terreiro Ilê Airá Intile, na Barroquinha, um dos primeiros da Bahia, fundado no século 18) e que ficou mundialmente conhecido como Gantois, fundado por Maria Júlia da Conceição Nazaré, em 1849.
O nome fantasia (Gantois) é uma referência ao antigo proprietário da fazenda, onde hoje funciona a casa de candomblé, no bairro da Federação. A festa que está sendo preparada é para os filhos da casa e é um ritual chamado Olorogum, que marca o início do recesso que o terreiro fará até o Sábado de Aleluia, quando retoma todas as suas atividades.
O feijão, segundo Mãe Carmem, é a comida de Nanã. “Enquanto retiramos a casca, de grão por grão, elevamos nosso pensamento para Nanã, a dona do feijão”, explica a ialorixá, que assumiu o posto no dia 30 de maio de 2002, três anos após a morte de sua antecessora, a irmã Cleuza Millet, falecida em 1998.
Ex-funcionária do Tribunal de Contas do Estado, Mãe Carmem é a filha caçula de Mãe Menininha, a ialorixá mais popular do Brasil. Cleuza era a mais velha e sucedeu a mãe cinco anos após sua morte, em 1986. Dentro dos preceitos do candomblé, as duas filhas biológicas de Menininha foram criadas para ser independentes.
A primeira era obstetra, enquanto Carmem seguiu a carreira de contadora. Apesar de terem levado a vida fora do terreiro, nunca se afastaram da religião. Carmem, “feita” aos 5 anos, é filha de Oxaguian. Menininha era de Oxum. Como filha de santo, a atual ialorixá era a cuidadora dos santos, função que acreditava ser eterna, não fosse os orixás a terem convocado para suceder a irmã, seguindo a tradição de linhagem do terreiro.
Apesar de intuir que seu destino já havia sido traçado pelos orixás, Carmem, assim como sua mãe, resistiu a aceitar a missão. “Sempre achei confortável ser filha de santo, não queria encarar essa missão porque sabia que era árdua, mas Oxóssi me pegou, literalmente, pelo laço e me sentou aqui”

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