sábado, 17 de dezembro de 2011

Abiã - Como contar aos meus pais que eu sou do Candomblé?



Mais uma vez, quero agradecer as sugestões, e um das mais brilhantes sugestões, foi ter uma coluna para tirar asdúvidas dos abiãs.
Na ilustração acima temos a figura do Yaô, o iniciado, mas e antes disso o que acontece? Como é a vida de um Abiã? vamos lá, primeiro:
-O que é um abiã?

Abiã é frequentante que ainda não se iniciou no orixá, ou seja, como é popularmente conhecido, "não é raspado".

O Abiã é uma força muito importante dentro do candomblé, são pessoas que chegaram até a religião de alguma forma, muitas vezes com problemas de saúde, amoroso, não importa, são aspirantes a yaô e quando a pessoa entra no candomblé, sem ter conhecimento algum da nossa religião é muito difícil ela entender alguns princípios, mas também surgem conflitos, como um muito famoso :

Como contar aos meus pais que estou frequentando o candomblé?

Essa é uma dúvida dos mais jovens, esses que estão cada vez mais invadindo o candomblé, o que é ótimo sinal, afinal os jovens de hoje serão o futuro de amanhã.

Só que muitos pais não são do candomblé, e não tem idéia do que seja o candomblé, a imagem que é passada por programas de TV, e outros, é errada, onde tem a casa de candomblé, como um lugar onde só se faz o mal, aquela velha visão de que candomblé se resume a um alguidar, com um frango preto, um monte de vela e cachaça. Nós que já somos iniciados sabemos que candomblé não é isso, nossa religião é muito rica em questão de cultura, porém como já falamos ela foi oprimida por ser uma religião de negros, daí vem o surgimento das casas de santo na periferia.



Bom vamos lá a nossa pergunta:



A primeira coisa é falar a verdade sem dúvida, mesmo porque só escondemos algo que temos vergonha, e poxa são seus pais, se você não pode confiar neles, então vai confiar em quem?!. A segunda coisa é apresentar a eles o lugar onde você está frequentando, e seu zelador ou zeladora, estamos aqui falando de casas sérias, de respeito, eu também não gostaria de ver meu filho ou filha, em um lugar de bagunça onde só tem o que não presta, e explicar a eles o que é o candomblé, para isso peça ao seu zelador que converse com eles pessoalmente, e explique como é o dia dia da nossa gente, porque somos tão marginalizados, explique também que o fato de que não temos distinção de cor, raça ou condição sexual e que somos do bem.

Tenha em mente uma coisa, o Mal não se aprende dentro da casa de candomblé, aprendemos a fazer o mal na rua, só de desejar algo de ruim a alguém, isso já é fazer mal, pois a palavra e o pensamento tem muito força.

Mas temos também outro problema que são pais evangélicos, olha você abiã, vai ter que ter muita paciência nesse caso, pois eles já tem uma visão mais que formada a respeito, então eu te aconselho a ir devagar, e só espero que eles entendam, pois aceitar vai ser dificil.

"Eu venho de uma família mista, minha mãe sempre foi do candomblé, agora meu pai era da igreja evangélica, desde pequeno fui criado para respeitar todas as religiões, e tive minha escolha, quiz o candomblé de todo coração, amo o candomblé e sempre soube que ali era o meu lugar, e hoje meu pai me respeita muito, pois eu sempre me manti em uma postura digna, e isso que devemos entender, os país não querem para nós algo de mal, de jeito nenhum, mas se eles verem que você está bem, feliz, não tem como ninguém falar nada. Acima de tudo se respeite!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário