sábado, 17 de dezembro de 2011

Papo de Esteira - Qual a diferença de Exú orixá e Exú Catiço?


Uma das dúvidas mais frequentes dos yaôs é Exu, pois é, essa confusão entre Exú OrixáExú Catiço e Pombagira, está no imaginário de todos os noviços, então vamos usar esse espaço para esclarecer todas as dúvida, e o melhor: sem maquiar nada, é tudo igual ou tem diferença?!

Então seja bem vindo a essa viagem do passado até os dias de hoje...
Exu Orixá Por todas as culturas antigas existe a idéia de um mensageiro dos deuses, e na cultura yorubá não foi diferente, Exu seria o principio da comunicação, entende todas as linguas e para que possa levar nossos pedidos até os orixás, deve ser feito a ele oferendas.
" Èsù é o princípio reparador do Sistema Nàgô. É o controlador rígido de todos os sacrifícios. Inspetor geral, segundo Idowu (1962); "oficial de polícia imparcial", segundo Abimbola (1969:393) que diz: "a ação de Èsù é a de... punir os contraventores, particularmente aqueles que negligenciaram fazer o sacrifício prescrito".
Do livro : Os Nagôs e a Morte de Juana Elbein dos Santos da Editora Vozes Ltda.

Temos também a figura de Exu, desempenhando vários papéis dentro da cultra yorubá e segundo as itans (lendas) de Ifá são eles, 16 Exús:
Esu Yangi - o Senhor da Laterita Vermelha
Esu Agba - o Senhor Ancestral
Esu Igba Keta - o Senhor da Terceira Cabaça
Esu Okoto - o Senhor do Caracol
Esu Oba Baba Esu - o Rei e Pai de todos os Eshus Esu Odara - o Senhor da Felicidade
Esu Osije - o Mensageiro Divino
Esu Eleru - o Senhor da Obrigação Ritual
Esu Enu Gbarijo - o Senhor da Boca Coletiva
Esu Elegbara - o Senhor do Poder Mágico
Esu Bara - o Senhor do Corpo
Esu L'Onan - o Senhor dos Caminhos
Esu Ol'Obe - o Senhor da Faca
Esu El'Ebo - o Senhor das Oferendas
Esu Alafia - o Senhor da Satisfação Pessoal
Esu Oduso - o Vigia dos Odus
Também notamos a ligação de Ifá a Exu, em outra lenda que conta que a Pedido de Orumilá, Exú ensinou a ifá o mistério dos odús.
Outra coisa que caiu no pensamento popular é que Exú é o Demônio, isso devido ao sincretismo católico, vale lembrar o quanto nossos antepassados sofreram a opressão dos colonizadores, sendo que Exu não está presente só na cultura yorubá, mas também na cultura bantu (são os primeiros negros a chegarem ao Brasil, hoje seus decendentes nomeiam se Nação Angola), associado ainkice Mavambu, ou seja, Exu não é o Diabo, pois para os nâgos, não existe Inferno, e sim o Aiê (terra) e o Orun (Céu).
Exú CatiçoComo todos sabem, somos uma mistura de povos, e aqui no Brasil surge uma nova cresça que é aUmbanda, hoje já com 100 anos de existência, ela mistura traços docandomblé, do povo indigina, docatolicismo e doespiritismo, tendo assim o a idéia que o espirito pode retornar para através detrabalhos e sessões, ajude e seja ajudado, e então aparece a figura do Exú Catiço, que o culto "parecido" com o Exu do candomblé, porém ele vem com nomes de Exú Tranca Rua7 Catatumbas, mas a principio com a mesma caracteristica, ser mensageiro, mas com essa mistura de candomblé, catolicismo, ele vem com traços ligados ao diabo cristão, com cores escuras, rindo, bebendo e fumando, porém vem ajudar e ser ajudado, esses vicios seriam trazidos de suas vidas terrestres.
Não é novidade pra ninguém, que muitos terreiros de candomblé, também cultuam Exu catiço, mas com algumas restrições, como que não haja mistura com o culto ao orixá.
Surge também uma outra figura muito importante aPombagira, segundo alguns pesquisadores, teria essa entidade surgido no Rio de Janeiro, junto com a Umbanda, sendo uma mistura de Exú catiço e do culto a mestres, vindo do nordeste. Uma entidade sedutora, com gosto muitas vezes refinado ou então com vocabulário totalmente desgarrado, com nomes como Maria Padilha, 7 Saias, Rainha da Encruzilhada. Seria ela cortesãs do inicio do século ou até mesmo escravas que se vendiam aos senhores de engenho, são inumeras histórias em relação chamadas Moças. Essas tem lugar de destaque muitas vezes, na economia da casa de santo, com as chamadas amarrações amorosas, que visa trazer o amado ou amada de volta.
Então vamos deixar muito bem explicado que Exú Orixá e Exú Catiço, são coisas diferentes, e que apesar da grande maioria das casas de candomblé, cultuarem ambos, isso não é regra geral, temos que ter em vista que somos uma mistura de vários povos, ou seja, respeitar a opinião do outro é muito importante. Uma outra pergunta é : 
Porque em alguns axés quando somos iniciados no candomblé, se já encorporamos exú catiço, não temos incorporação durante um ano?
Segundo alguns babalorixás, isso de deve ao principio que apesar de a feitura de santo durar de 28 dias ou 3 meses, dependendo do axé, o noviço estará ainda carregando um preceito de um ano e isso inclui a incorporação de catiços (eguns, para o candomblé).
Temos que entender que na cultura yorubá não existe catiços e o culto a Babá Egum é muito restrito, não tendo nada haver com o culto a catiço, porém teve que existir uma adaptação aos costumes fixados no Brasil por outras crenças, e foi estipulado a muito tempo que seria um ano sem esse tipo de incorporação, por respeito mesmo a todos os atos que o noviço passa durante a iniciação.
O importanté é saber a diferença e respeita-la, dentro da nossa religião sempre vamos ver traços de outras, então procure sempreorientação para suas dúvidas e não crie monstros, temos que entender que a visão do catolicismo sobre o demonio, era umaforma de retrair, o que é um impulso natural, como a diversão ou a sexualidade, Exú é o despreendimento, e não o pecado, a verdade é sempre relativa, e hoje vivemos em uma sociedade muito mais informada, mas ainda vemos muito lideres religiosos, usando o nome de "Exu", para colocar a culpa de tudo de ruim que acontece, será que o resultado de algo que você e só você, fez de errado, é culpa de Exu? Será que não existe uma lição nos tombos que levamos?. Não estamos criticando nenhuma religião, porém as afirmações que são usadas, por esses "lideres" não tem fundamento algum, é apenas uma forma de persuadir as pessoas, que os seus problemas são culpa de outros, onde na verdade, pessoas de todas as religiões, compartilham das mesmas alegrias e dos mesmos problemas. Só não entendo como tem tanta gente que acredita ainda nesse tipo de coisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário