quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

É Coisa Séria! – Fechamento de Candomblés!




É Coisa Séria!, Está estreando no mês de maio, e tem a finalidade de falar sobre assuntos sérios, e o assunto deste mês é o Fechamento dos Candomblés, algo que assusta todos nós adeptos do candomblé.

Para que a policia ou qualquer órgão possa fechar o seu candomblé, na maioria das vezes a justiça se apóia nas leis da Vigilância Sanitária, e por que? Por causa da higiene nas cozinhas das casas de santo e não pela religião, pois vale lembrar que vivemos em um país livre onde estamos assegurados pela constituição. Sei que muitas vezes não podemos se enquadrar nas normas da Vigilância Sanitária, e para entender tudo isso vamos falar sobre algumas questões que ainda povoam o pensamento popular.

Por que são feitos sacrifícios de animais?
O Candomblé tem a seguinte filosofia, tudo que é tirado da natureza deve ser para nutrir as necessidades do povo, tudo é aproveitado, apenas os chamados axés, que são partes vitais, são entregues ao orixá, seguindo o pensamento, que devemos dar a nossos deuses as melhores partes e outro ponto importante é que tudo que tiramos de Onilé (Senhora da Terra)deve ser primeiro rezado, pois devemos pedir permissão para ser tirado, isso não é só apenas para animais, isso também é aplicado nas ervas e demais elementos. Hoje a consciência mudou, não é necessário tirar tanto da natureza, então as chamadas “matanças em alta escala”, estão desaparecendo e se usando apenas aquilo que é imprescindível para os nossos rituais.

O que podemos fazer para não ser atuado na lei da vigilância Sanitária?
O indicado é ter o certificado da Vigilância Sanitáriamas se caso você não tenha estrutura para isso, algumas coisas podem ser feitas, para prevenir:

- Manter sempre a higiene do lugar.
- O uso de toca e avental plásticos, sempre limpos.
- Balcão e tabuas de madeira, não devem ser usadas, pois são materiais de fácil infecção.
- Os animais usados devem ter uma boa procedência.
- Usar produtos ou contratar uma empresa que combata a pragas, como os tão populares ratos tão comuns em áreas metropolitanas.

Quem procurar para saber mais?
Entre no site da ANVISA, portal.anvisa.gov.br/

É importante conhecermos nossos direitos, mas para exigi-los, temos que estarmos cientes de nossas responsabilidades, muitas pessoas falam que seus terreiros foram fechados, e que isso é intolerância, sim pode até ser, denúncias feitas por pessoas que são contra nossa religião, mas também não adianta só falar, temos que agir e lutar de verdade!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário