quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Polemica - O Sacrificio de Animais no Candomblé

Bom dia a todos,

Eu havia falado que iria postar sobre o ano 2012, mas antes disso tenho que me posicionar a respeito de um assunto muito importante e que vem gerando muita polemica, que é a respeito do sacrifício de animais, onde estava sendo pauta no programa Super Pop da Rede TV, e eu achei impressionante a apelação que foi feita para defender os direitos dos animais. Pai Guimarães estava tentando defender o ponto de vista do candomblé, porém ele mesmo se isenta dizendo que é de umbanda e que umbanda não faz sacrifício, não o culpo afinal estava sendo bombardeado todo o momento. Isso porque o assunto já foi discutido em Novembro, conforme o video abaixo:

O ponto alto foi quando foram à casa de um suposto zelador e lá encontraram peles de animais, como cabrito, coelho, e um papagaio ainda vivo, que não tinha licença do IBAMA, ele uma pessoa de origem simples, sem instrução que ao se defender, caia em contradição até que a produção do programa chamou a policia para ele...Sinceramente, tanta coisa acontecendo no mundo, um programa de quinta categoria usa o espaço que tem para ir a casa de um pobre coitado alegando que estava defendendo os animais, porque não foram nos matadouros que fazem matança em escala? Por que quem se diz defensor dos animais tem que protestar contra os frigoríficos, contra as avícolas, contra redes como a Sadia, Seara, ou será que os animais de lá são diferentes dos que são abatidos dentro das casas de candomblé? Ficaram horrorizados com as peles de animais esticadas nas paredes, será que elas são diferentes das que foram usadas para confecção de seus calçados e cintos?

Vamos mais longe, nesse natal, os “defensores dos direitos dos animais”, poderiam ir de casa em casa, pregando sua filosofia e impedindo que se coma o tradicional peru de natal. Vou falar algo que para o povo de santo já é bem entendido, mas para quem não é da religião é passado outra ideia, nós do candomblé não sacrificamos animais domésticos e nem silvestres. Eu mesmo fui criado tendo cachorro, gato, passarinho e aprendi o respeito pela natureza. A forma que está sendo tratado esse assunto, não condiz com a realidade.

Eu também não concordo que se mate por matar, que maltrate o animal. Antigamente a carne dos animais sacrificados aos orixás garantia o sustento de toda comunidade, como ainda é em algumas tribos africanas, hoje já não há a necessidade de se matar tanto, e para quem segue serialmente a religião dos orixás, sabe o trabalho que dá, quanto se é cantado, os rituais que são feitos, não é tão simples assim abater um bicho para uma entidade.

Para que possamos defender nossa religião, temos que primeiro tomarmos consciência daquilo que praticamos, e porque praticamos. O argumento da outra parte que quer institucionar o sacrifício de animais como crime é muito forte, pois usa o apelo emocional, por isso não adianta ficar tentando explicar dogmas que só são entendidos pelos praticantes da religião, temos nos informar, correr atrás de nossos deveres e ai sim podemos exigir nossos direitos.

Um grande abraço e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário