quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Rumbê: "O problema é com o Filho ou com o Orixá?

Essa semana eu ouvi uma história sobre o tema, que me deixou espantado, onde um zelador ao se aborrecer com a filha chamou o santo e deu a maior baixa, chegando a colocar o filho virado para fazer afazeres domésticos. Achava que esse tipo de coisa já não acontecia mais, afinal estamos no século 21 né...
Toda casa de santo tem problemas, pois são feitas de pessoas, e onde existe gente, existem conflitos, e toda espécie de problemas podem surgir, o que pode mudar de casa para casa, é a forma que o Zelador (a) lida com eles. Existem pais de mães que resolvem com o próprio filho e outros que chamam o orixá da pessoa para resolver, o que é correto?
Vou expressar a minha opinião, como sempre digo não sou o dono da verdade e nem tenho pretensão de ser, mas acho que o orixá é uma energia muito séria para ser invocada para resolver picuinhas ou malcriações. Com tanta guerra, com tanta gente nos leitos de hospital, com tanta coisa acontecendo, coisas que merecem realmente a atenção de nossos deuses, acho falta de bom senso chama-los para intervir em assuntos banais, a não ser que o tema da discussão seja muito sério, de vida ou morte.
Ouvi certa vez uma frase que levo comigo, que diz assim: “Ory é ory e Orixá é Orixá”, ou seja, mesmo sendo iniciados, temos o Ory, que foi nos dado por Olodumarê, e nele contém o irrevogável “livre arbítrio”, por isso mesmo que o Orixá tenha um plano na sua vida, ele só agirá se você permitir, por isso acho que o zelador deve conversar com o seu filho “acordado” e resolver as situações.
Fica aqui então meu “parecer”, se você tem casa de santo, faça o teste: Monte uma espécie de conselho, você, seu Pai Pequeno, sua Yalaxé, pessoas de sua confiança e toda situação, seja qual for peça a opinião deles, e acima de tudo ouça seu filho, antes de julgá-lo, resolva rapidamente as fofocas e confusões, pois elas podem atrapalhar muito o crescimento de sua casa.
Uma ótima semana e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário