quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

importância de Ifá e do Jogo de Búzios.



Nos povo de santo, temos alguns oráculos que nos orientam, todos provenientes de Ifá, contudo o mais comum é o meridilogun, ou o Jogo de Búzios, eu já tratei desse assunto em outro post. E hoje o foco dessa matéria é falar sobre a relação entre nós babalorixás e yalorixás e os Búzios.

A consulta ao jogo é composta na minha opinião de três elemento: a matemática dos Odúsvivência pessoal e o fator X que é a interpretação. Algumas pessoas confundem o jogo com clarovidência, e temos que entender que é muito mais complexo, todos meus filhos quando estão perto de completar 7 anos, eu já começo a treiná-los, e a orientação inicial que lhes dou é a seguinte:

Em primeiro lugar levamos em consideração a matemática, onde cada Odú representa uma “caída”, por exemplo, Odú Ejionilê (8), caso ele caia em uma pergunta sobre trabalho, traz a mensagem que mesmo com todos os problemas, sua luta tem um objetivo. O próximo fator é a vivência pessoal, ou seja, o que aquele zelador (a), acarreta de bagagem sobre odulogia, ebós, sobre candomblé e o que ele entende sobre pessoas, esse para mim é o fator principal, pois sem ele o jogo de búzio, não passa de conchas, quando algumas pessoas me perguntam se qualquer um pode jogar búzios, eu digo não, mesmo que a pessoa receba o direito de jogar, e aprenda as “caídas”, jogar é um dom, ou você nasce com ele ou você ganha do orixá. E por último vamos falar do fator X, que seria a própria intuição, que nos ajuda a ver além dos nossos limites, é saber montar esse quebra cabeça que é o futuro.

Temos que ter em mente que o jogo não diz o que fazer, ele te mostra os caminhos que tens e o resultado de cada caminho. Encarar o jogo de búzios como apenas um jogo de adivinhação, sem levar em conta a matemática e a sequencia de “caídas”, nos leva ao famoso “achismo”. Eu já tive inúmeras provas que o jogo é muito acertivo, desde que sejamos corretos com ele, Ifá é um orixá sábio, e nos cobra uma postura digna e sensata, afinal iremos tratar de vidas, orientar e acima de tudo temos que ter nosso jogo como um amigo, cuidar, respeitar e amá-lo.

Um grande abraço e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário